Que tal aproveitar as folhas usadas em impressões e, ao invés de jogá-las fora, transformá-las em bloquinhos de anotação? Esse processo, chamado blocagem, é muito fácil de fazer e reduz o desperdício de papel em sua empresa. Saiba aqui o que é preciso.
Para a colagem você precisará de:
Pincel na largura que for mais conveniente(s)
Cola de PVA (acetato de polivinila). Este é um tipo de cola com as características ideais para se fazer o emblocamento, e pode ser facilmente encontrada em papelarias.
Folhas de papel mais grosso – podem ser folhas usadas, pois elas servirão apenas para proteção e para evitar o excesso de cola no topo.
Chapas de madeira, MDF, metal, vidro ou qualquer material que preferir, cortadas no tamanho aproximado das folhas que você irá emblocar – isto será usado para pressionar as folhas, mantendo-as juntas durante a secagem da cola.
Pesos de qualquer tipo – o mais pesado possível.
Como fazer
Imprima e monte os blocos do jeito que preferir. Se necessário, corte com a guilhotina para expor as bordas que serão coladas.
Coloque todas as suas folhas sobre uma mesa e monte um “sanduíche” com as folhas impressas no meio, as folhas de papel mais grosso no começo e no final do bloco (lembre-se: elas serão apenas para proteção) e as duas chapas rígidas. As chapas ajudarão a alinhar as folhas.
Deixe as folhas bem alinhadas e bata a lateral na mesa para que fiquem retas. Certifique-se de que a borda a ser colada esteja limpa, e então cuidadosamente posicione o “sanduíche” perto da borda da mesa, deixando exposto apenas alguns centímetros (o suficiente para o pincel não sujar a mesa). Em seguida, coloque os pesos para prensar as folhas e mantê-las juntas durante a colagem.
Então, coloque um pouco de cola em um copo de plástico descartável, pegue com o pincel e aplique na lateral. Vá pincelando e criando uma camada uniforme não muito grossa nem muito fina (se ficar fina demais as folhas podem se soltar). Certifique-se de passar em tudo sem deixar escapar nenhum pedaço.
Depois é só deixar secar.